No Domingo dia 7 Julho, realizou-se em Góis o Dia Alfa 2024 – Concentração Nacional Alfa Romeo e a Expo Mundo Alfa Romeo, co-organização do Alfa Romeo Clube de Portugal com a Alfa Romeo Portugal e o Município de Góis.
Neste domingo, todos os Alfistas foram convidados a rumar a Góis, para aquela que foi a concentração nacional de Alfa Romeo em Portugal, Foi a primeira vez que um Clube de proprietários de uma marca montou uma exposição da envergadura do que foi a Expo Mundo Alfa Romeo no Pavilhão Municipal de Góis. Estavam três dezenas de modelos representativos da história da Alfa Romeo em Portugal desde os anos 50 até à actualidade, e todos os modelos suscitaram a curiosidade dos cerca de mil de visitantes.
Arriscamos a afirmar que os três Alfa Romeo que maiores atenções atraíram foram o Giulietta Sprint Speciale de Rui Freitas, vencedor de várias mostras de automóveis antigos, o 1900 SSC da Touring Superleggera do Museu do Caramulo, e o Giulia Spider que Rui Evangelista possui há 55 anos e que com os seus 80 anos, levou a viatura por estrada de Monção até Góis, sendo igualmente um dos pilotos mais veteranos presentes.
Mas não foram indiferentes aos visitantes os três Alfa da família Moutinho ( Sprint Veloce, 75 Turbo América e 33 1.7 16V) os dois Alfa de António Santos (Giulia Ti e Giulia Berlina), o GTV6, 2000 GTV competição, o Alfetta 2000 e Spider 2000 de José Luís Nunes, o GT 1300 Junior e Sprint Veloce Grupo 2 ex- Fábrica Italiana de Rui Freitas, o GTAM Scuderia del Portello (réplica), Giulia Bertone e Giulia Berlina de Fernando Silvestre, o Giulia GTA de Fernando Taborda, o 4C e 2000 GTV de Ralis de Adalberto Melim, o 164 V6 Turbo, Alfasud Ti, a Nuova Giulietta (tipo 116) e 33 1.5 QV de José Manuel Antunes, o 145 1.7 16V Boxer de Jorge Almeida, o GTV Spider V6 (916) de Luís Samartinho, o Giulia Quadrifoglio de Ricardo Neto Giulietta Quadrifoglio de Gabriel Brás, os novos Tonale 280cv da MCoutinho Centro, etc.. etc..
Mas não faltou igualmente a exposição de miniaturas Alfa Romeo do Museu da Miniatura automóvel de Gouveia que surpreendeu pela diversidade, qualidade e quantidade. Houve um espaço para as crianças com pinturas e jogos, pois como evento familiar, houve lugar a um insuflável no Parque do Cerejal , tivemos pinturas faciais a cargo de Sandra Gonçalves que fez as delicias dos petizes e ainda um espaco infantil em que as crianças ( e não só) puderam dar largas á imaginação e colorir uma enorme variedade de desenhos na temática alfista e apreciar os cartoon digitais de Vasco Anjos num ecrã gigante.
A Alfa Romeo levou o seu simulador de corridas que fez as delícias de jovens e mais veteranos, bem como a presença de várias associações locais, incluindo as associações solidárias que recolheram donativos tanto para a Santa Casa da Misericórdia de Góis, como para a Liga Portuguesa contra o Cancro.
Às 11h o grupo de alfistas percorreu Góis em visita guiada de interesse histórico com ponto alto no Salão Nobre da Câmara Municipal onde Angela Morelli representou Itália apresentando o livro “A semente da árvore” em edição bilíngue.
Em simultâneo na Avenida junto ao Rio Ceira que passa no Parque do Cerejal e Praia Fluvial de Góis decorria o Dia Alfa 2024 – Concentração Nacional Alfa Romeo, que contou com a presença de 116 Alfa Romeo e 260 alfistas inscritos.
Foi servido um almoço convívio, de porco no espeto com arroz de feijão oferecido pela Câmara Municipal de Góis, integrado no projecto da ONU de eventos ecologicamente sustentáveis ao som do duo musical ” LP musica”.
Pelas 15h00 houve uma visita guiada pelo Eng. Rui Bettencourt que apresentou detalhes técnicos de cada viatura a dezenas de alfistas que o seguiram ávidos de informações.
Às 17h00 realizou-se a parada Alfa Romeo nas ruas da Vila de Góis perante os aplausos dos residentes e deu-se por concluído um evento extraordinário do Alfa Romeo Clube de Portugal, Clube oficial da Alfa Romeo Portugal e que alimentou a paixão Alfista de todos os participantes e visitantes.
Melhores Cumprimentos
P´la Direcção